terça-feira, 20 de março de 2012

2º encontro do círculo

No dia 17/03/2012, ocorreu o segundo encontro do círculo de leitura, na UNIC Floriano Peixoto, nos dois horários: Grupo 1, às 13:30 e Grupo 2, às 15:00, totalizando 37 leitores em ação. Durante as reuniões, organizamos o roteiro de cada círculo: conversas entre leitores, apresentação de pontos de vista acerca do lido, questionamentos de conteúdos e opinião do autor, escolha do próximo livro, discussão sobre quem é o autor, em que época viveu e escreveu o título, escolha de trechos a serem lidos em voz alta e relação com as vivências dos grupos.

Nos dois momentos da tarde, foram muito frutíferas e prazerosas as discussões acerca da obra Ágape, do Padre Marcelo Rossi, Editora Globo. E algumas questões preponderaram: O que é o amor ágape? Nós podemos vivê-lo? Que mulher foi Madre Tereza? Por que conseguiu viver de maneira tão humana, mas ao mesmo tempo tão divina o amor ágape?

No Grupo 1, foi proposto, inclusive, que durante as próximas semanas, todos tentem praticar, de alguma maneira, o amor ágape. Além disso, esse grupo escolheu como próxima leitura o livro Tempo de Esperas, do Pe. Fábio de Melo, Editora Planeta. O Grupo 2, por sua vez, selecionou o título A Cabana, de William P. Young, da Editora Sextante.

Além da leitura dos livros mencionados, os grupos terão a oportunidade de ler e refletir a respeito dos tipos de leituras que perpassam nossa vida desde a infância: leitura ensinada, leitura apreciada, leitura compartilhada, leitura marcada e ensaiada, bem como leitura declamada, apresentadas no artigo Um livro, diferentes modos de ler, de Ilsa do Carmo Vieira Goulart, publicado na revista Leitura: Teoria e Prática, junho 2011, revista semestral da Associação de Leitura do Brasil.

Nosso próximo encontro está previsto para o segundo sábado de abril, dia 14/04, pois o primeiro será o feriado da Semana Santa.

Diante das experiências desse LeitUNICultura, resta-nos ler e viver o ágape!

Boa leitura!
Ótimo ágape!

Profa. Kenia Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário