domingo, 15 de abril de 2012

Um livro, diferentes modos de ler

Nos encontros do Círculo de Leitura deste sábado, 14/04/2012, iniciamos com a discussão acerca do artigo publicado na revista Leitura: teoria & prática, da ABL, junho 2011, intitulado "Um livro, diferentes modos de ler", de Ilsa do Carmo Vieira Goulart.

Nele, compreendemos que é possível sim ensinar-se e aprender-se a ler, no entanto, cada leitor tem sua forma de ler de acordo com suas capacidades e relações com o escrito; o que envolve ações concretas do leitor.

Vimos que a leitura pode ser, basicamente, ensinada, apreciada e compartilhada. A ensinada envolve a oralidade, a postura, a expressão, as atitudes do corpo que lê. A apreciada diz respeito à apreciação da narrativa, do envolvimento do leitor. Enquanto a compartilhada, em voz alta, aproxima, afetivamente, os leitores.

Percebemos, ainda, que a cada leitura se instaura uma prática dinâmica, interativa e contínua, na qual se produzem outros novos sentidos para o texto, ou seja, além de cada leitor tem seu modo específico de ler, este modo também pode alterar-se de acordo com as experiências de leitor que se tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário